Seja bem vindo!

Quero dar as boas vindas a todos os novos alunos e novos visitantes do Sistema InSignus. Foram feitas algumas modificações no layout do site a fim de torná-lo mais leve e mais fácil de ser acessado.

Torne-se agora um seguidor e receba mais conteúdos e novidades. Adicione a nossa página aos favoritos.

terça-feira, março 16, 2010

Verbos e Simple Present


Antes de iniciar o estudo propriamente dito dos verbos em inglês é importante fazermos certas considerações acerca dos verbos em inglês e da sintaxe da língua inglesa.
A estrutura sintática das frases em inglês é bastante rígida, diferente da sintaxe do português, que é bastante flexível. A maioria absoluta das frases em inglês se organiza da seguinte forma:
SUJEITO – VERBO – OBJETO
Ou seja, o verbo sempre irá exigir a presença de um sujeito, pois não há orações sem sujeito na língua inglesa e não se pode ocultar o sujeito como em português (exceto em raros casos que ocorrem na língua falada, em situações extremamente informais). Além disso, os verbos que pedem um objeto sempre devem ser seguidos desse objeto, ele não pode ser omitido.
Por isso, não é possível responder perguntas como “Do you like basketball?” com respostas como “Yes, I like”. As opções de resposta afirmativa para essa pergunta poderiam ser “Yes, I like it” ou “Yes, I do”, o que aprenderemos mais adiante.

Os verbos mais importantes, e os primeiros que aprendemos quando estudamos inglês, são os verbos to be, to have e to do. Esses verbos comumente atuam como verbos auxiliares, mas muitas vezes também funcionam também como verbos principais.
Não nos aprofundaremos nesses verbos, uma vez que seu estudo constitui a etapa mais elementar no aprendizado de língua inglesa. Veremos apenas as principais particularidades desses verbos.
To be
É em geral traduzido como “ser” ou “estar”. É o verbo de conjugação mais complexa em inglês, por ter formas diferentes para certas pessoas do discurso. Essas formas são am, are e is.
O passado do verbo to be se faz da seguinte forma:
I was
You were
He was
She was
It was
We were
You were
They were
Outras formas do verbo to be são o gerúndio being e o particípio been.
O verbo to be aparece em várias construções, como o presente contínuo, o passado contínuo, o presente perfeito contínuo e o passado contínuo, além da voz passiva e o futuro com going to. Também aparece combinado com there, formando o que equivale em português ao verbo “haver”.
· There is: há (singular). Ex.: There is a flower in the garden (há uma flor no jardim).
· There are: há (plural). Ex.: There are flowers in the garden (há flores no jardim).
To have
Verbo “ter”. Funciona em geral como verbo principal, mas também pode funcionar como auxiliar em tempos compostos como o presente perfeito e o passado perfeito. Também é atípico, por ter uma forma irregular para a terceira pessoa do singular (has) e para o passado e particípio (had).
To do
Verbo “fazer”. Pode funcionar como verbo principal (traduzido como “fazer”) ou como auxiliar (sem tradução). Como auxiliar, atua na formação do presente simples e do passado simples, nas formas interrogativas e negativas.
PRESENTE SIMPLES
O presente simples é usado para descrever uma ação que ocorre frequentemente ou uma verdade universal.
Formação
Affirmative
I like sports.
Negative
I don’t like sports.
Interrogative
Do you like sports?
No presente simples, os verbos mantêm sua forma normal. No modo interrogativo e negativo, usa-se o verbo to do. No entanto, na terceira pessoa do singular, no modo afirmativo, ocorre o acréscimo de s, como podemos ver abaixo.
I like
You like
He likes
She likes
It likes
We like
You like
They like
Alguns verbos exigem uma alteração ortográfica para que ocorra o acréscimo de s. As alterações ortográficas são:
1. verbos terminados em y precedido de consoante: o y é substituído por i e acrescenta-se es.
Ex.: study – studies.
2. verbos terminados em ss – sh – ch – x – z – o: acrescenta-se es.
Ex.: kiss – kisses; wash – washes; watch – watches; fix – fixes; go – goes.
Observações:
1. Nas frases interrogativas e negativas, em que se utiliza o auxiliar do, é o auxiliar que sofre a flexão, e não o verbo principal.
Ex.: She doesn’t know (e não she doesn’t knows).
2. Quando o sujeito do verbo é um pronome indefinido, usa-se o verbo na terceira pessoa do singular.
Ex.:
Somebody likes it.
Nobody knows what happened.
3. O auxiliar do só será usado em frases afirmativas como enfatizante.
Ex.:
I do like soccer.
She does cook well.
Expressões comumente usadas no presente simples:
Always
Usually
Often
Seldom
Never
Rarely
Every day, week, year…
On Mondays, Tuesdays…

Um comentário:

Camila Brito disse...

Ai que bom Bruno!!!
Estas orientações ajudaram muito a reforçar a aula passada.
Obrigada pela ajuda viu!

Abraços :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...